Assembleia de SP, de forma unânime, amplia pena e suspende por seis meses deputado que apalpou Isa Penna

Deputada do PSOL pleiteava cassação de Fernando Cury, enquanto pena inicial era de 119 dias; ele se absteve

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, nesta quinta-feira (1º), de forma unânime com 86 votos, a punição de afastamento por seis meses sem salário para o deputado Fernando Cury (Cidadania), que apalpou a deputada Isa Penna (PSOL) em plenário em dezembro passado.

O plenário ampliou a pena determinada pelo Conselho de Ética, de 119 dias de suspensão —punição que venceu, em 5 de março, por 5 a 4, a proposta do relator Emidio de Souza (PT) de afastamento por seis meses.

Com isso, o suplente de Cury, padre Afonso Lobato (PV), será convocado e poderá exonerar os servidores do gabinete do deputado, que é desmobilizado.

Estavam presentes 86 deputados. Cury não estava presente e não votou, assim como outros sete deputados, incluindo duas mulheres —Adriana Borgo (Pros) e Edna Macedo (Republicanos). A Casa tem 19 deputadas.

O resultado significou uma vitória possível, ainda que não a desejada, para Isa Penna. Embora ela e parte dos deputados defendessem a cassação do mandato de Cury, a pena máxima prevista pelo regimento não alcançaria a maioria absoluta de 48 votos (entre 94 deputados) para ser aprovada.

Segundo a deputada, 44 parlamentares apoiariam a cassação.

“Fico feliz, não posso deixar de sentir felicidade. Qualquer deputado e qualquer homem vai pensar duas vezes agora. A questão não é a quantidade de meses, mas a mensagem aos assediadores de que não é aceitável. É uma derrota para o machismo”, disse Isa à Folha de São Paulo ao final da votação.

A deputada afirmou ainda que chegou a temer que o caso fosse arquivado, mas que a mobilização da sociedade foi grande. Cansada, mas aliviada, Isa disse também que quase não dormiu na última noite, devido a uma crise de tendinite.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s