Dom Egídio preside Missa da Ceia do Senhor e abre tríduo Pascal na Catedral de Afogados

Na tarde desta quinta-feira (1º), aconteceu na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, a Missa Vespertina da Ceia do Senhor abrindo o Tríduo Pascal.

A Concelebração Eucarística foi presidida por Dom Egídio Bisol e pelo pároco Gilvam Bezerra.

A celebração transcorreu de forma normal, mas devido à pandemia, não foi realizado o rito do Lava-pés, momento que marca a celebração. Ao final da Eucaristia, houve a procissão do Translado do Santíssimo Sacramento.

A partir de Ceia do Senhor, os instrumentos musicais, os sinos e as ornamentações são omitidas até a Vigília Pascal.

Conforme os protocolos sanitários, alguns paroquianos puderam participar de forma física, cerca de 30% da capacidade dos fiéis estiveram na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios.

A Pascom Catedral e a Rádio Pajeú transmitiram a Santa Missa. O blog segue fazendo a cobertura completa da ‘Semana Maior’

Amanhã, dando continuidade à Semana Santa, às 11h da manhã acontece a Celebração do Ofício da Agonia do Senhor e, logo mais, às 15h, teremos a Liturgia da Paixão do Senhor.

Estudo sobre a celebração:

Com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde de quinta-feira, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores.

Nesta missa faz-se, portanto, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Durante a missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos.

O sermão desta missa é conhecido como sermão do Mandato ou do Novo Mandamento e fala sobre a caridade ensinada e recomendada por Jesus Cristo.

No final da Missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento ao altar-mor da igreja para uma capela, onde se tem o costume de fazer a adoração do Santíssimo durante toda à noite.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s