PE: confira os horários de funcionamento em vigor a partir desta quinta; há diferenças no Interior

Começa a valer nesta quinta-feira (1º) o novo Plano de Convivência com a Covid-19 em Pernambuco. A instauração do “novo normal” começa imediatamente ao fim da quarentena mais rígida, encerrada nessa quarta-feira (31).

O novo plano prevê as regras até o dia 25 de abril, um domingo. Até lá, na Região Metropolitana do Recife, as atividades econômicas podem reabrir das 10h às 20h nos dias de semana e das 9h às 17h aos sábados, domingos e feriados.

Já no Interior, para atender às peculiaridades da economia de cada cidade, o Governo do Estado autorizou uma flexibilização nos horários. Nos municípios da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão, os estabelecimentos podem funcionar a partir das 5h e fechar antes das 20h, mas com dez horas contínuas. Esses horários valem para os dias de semana.

Aos finais de semana, as atividades no Interior poderão funcionar entre 6h e 17h, com oito horas contínuas. Os horários de cada cidade serão definidos pelo respectivo prefeito.

Praias podem voltar a ter atividades físicas individuais. Também estão permitidos os usos de calçadões, praças e parques.

Igrejas e atividades religiosas podem funcionar entre 5h e 20h durante a semana e 5h e 17h aos finais de semana e feriados na RMR. Os mesmos horários valem para a academias.

Serviços de alimentação, como bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar de 5h às 20h durante a semana e das 9h às 17h aos finais de semana.

As escolas e universidades, públicas e privadas, têm o funcionamento para aulas presenciais liberados na segunda-feira (6), mas seguirão um cronograma gradual.

Para escolas particulares, a retomada de aulas do 1° ao 5° ano se inicia na segunda-feira. Alunos das instituições privadas dos anos finais e Ensino Médio podem retomar ao ensino presencial a partir de 12 de abril.

Na rede estadual, a retomada começa em 19 de abril, com retorno do 3° ano do Ensino Médio, Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano).

No dia 26 de abril, podem retornar às aulas presenciais na rede de ensino estadual os estudantes do 2° ano do Ensino Médio e dos 8° e 9° ano do Ensino Fundamental. Por fim, a rede pública de Pernambuco retomará aulas presenciais para alunos do 1° ano do Ensino Médio e 6° e 7° anos do Ensino Fundamental no dia 3 de maio.

No caso das escolas municipais, o retorno pode ser iniciado a partir de 26 de abril, com calendário definido por cada cidade.

O Plano de Convivência considera os feriados da Sexta-Feira da Paixão, em 2 de abril, e de Tiradentes, em 21 de abril. Nesses dias, valem as regras de fim de semana.

Em coletiva realizada nessa quarta-feira (31), a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, informou que atividades econômicas irão retomar com restrições.

O novo Plano de Convivência foi construído através de um processo de escuta e diálogo com os diversos segmentos e setores, com as prefeituras municipais, com as entidades representativas, para que as atividades sociais e econômicas possam voltar a funcionar seguindo protocolos sanitários rígidos, seguindo um controle de capacidade de ocupação, assim como horário reduzido”, informou.

De acordo com a secretária executiva, foi feito um escalonamento de horário. “A gente fez um escalonamento dessas atividades através de uma matriz de análise, avaliando a importância socioeconômica de cada atividade, cruzando com o risco de aglomeração e o risco de contaminação que essa atividade gera”, informou Ana Paula Vilaça.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s