Dracena aplica 80 doses vencidas de vacina contra a Covid-19; Prefeitura alega falha no estoque

Imunizante fabricado pela Oxford-AstraZeneca de sete frascos foi administrado em 80 pessoas nos dias 14 e 15 de abril. Secretaria de Saúde informou que monitora os vacinados por 30 dias, mas não há motivo para pânico.

A Secretaria Municipal de Saúde de Dracena (SP) informou nesta quinta-feira (22) que 80 doses do lote 4120Z001 da vacina contra Covid-19, fabricada pela Oxford-AstraZeneca, aplicadas no município nos dias 14 e 15 de abril, estavam com a data de validade vencida. Ao todos, 80 pessoas receberam o imunizante que estava em sete frascos.

“Houve uma falha na gestão do estoque dessas vacinas. As vacinas que chegaram depois foram aplicadas primeiro e sete frascos ficaram para trás e aconteceu essa pequena falha. Falhas semelhantes não acontecerão. A nossa equipe já está ciente, já foi notificada do problema e vai zelar para que não aconteça novamente”, declarou o prefeito André Kozan Lemos (Patriota) em pronunciamento nas redes sociais.
A Secretaria de Saúde informou que as pessoas que receberam essas doses serão monitoradas por 30 dias, a partir da data de aplicação, e não há motivo para entrarem em pânico.

A pasta esclareceu que essas pessoas deverão aguardar em suas residências a visita de equipe da Saúde municipal para orientação.

Segundo a Prefeitura, a situação já foi comunicada ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), de Presidente Venceslau (SP), e o procedimento foi considerado “inadequado”. “Sendo assim, aguarda por mais orientações da Divisão de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde”, esclareceu em comunicado.

A administração municipal ressaltou que a campanha de vacinação vem sendo desenvolvida na cidade com todo o cuidado, desde o mês de janeiro, para evitar os mais diferentes problemas.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a população que está sendo beneficiada com a vacina deve ir recebê-la sem receio, porque é com os imunizantes que a luta contra a pandemia poderá ser vencida.

“Salienta que todos os lotes utilizados encontram-se com a data de validade correta, portanto se é a sua idade contemplada, vá até o posto receber a vacina”, concluiu o Poder Executivo em comunicado oficial.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s