Queiroga anuncia chegada de 4 milhões de doses de vacinas da Covax Facility no fim de semana

Doses enviadas pelo consórcio vinculado à OMS serão da vacina Oxford/AstraZeneca

Cerca de 4 milhões de doses de vacinas contra a Covid do consórcio Covax Facility chegarão ao Brasil neste final de semana, informou nesta sexta-feira (30) o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A previsão de entrega de novas doses do consórcio em maio já havia sido anunciada pela pasta, mas a data ainda não tinha sido confirmada.

Segundo o ministério, deste total, cerca de 220 mil doses chegam no sábado (1º) e 3,8 milhões virão por meio de dois voos no domingo (2).

As doses serão da vacina Oxford/AstraZeneca e fazem parte do acordo firmado pelo Brasil junto ao consório vinculado à Organização Mundial de Saúde, o qual vinha sendo alvo de atrasos nas entregas nos últimos meses.

O volume total do acordo na Covax Facility prevê 42,5 milhões de doses até o fim deste ano. Deste total, porém, só 1 milhão de doses havia sido entregue até o momento.

Inicialmente, a previsão era que o Brasil recebesse 9,1 milhão de doses da Covax até maio, mas o total foi revisto. Segundo o consórcio, problemas técnicos junto a fornecedores atrasaram a entrega.

O anúncio da chegada das novas doses ocorreu em pronunciamento acompanhado pela representante da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) no Brasil, Socorro Gross, pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e outros membros da pasta.

Segundo Queiroga, somadas as remessas recentes de outros laboratórios e acordos, o país deve atingir o número de 17 milhões de doses recebidas desde a última quarta-feira (28).

Desse total, 1 milhão é de doses da Pfizer, 11,6 milhões da Fiocruz (com doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, sendo parte já entregue e parte a ser distribuída a partir de sábado), 420 mil do Butantan (Coronavac) e 4 milhões da Covax Facility (com doses de Oxford).

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s