Previsão indica redução de chuvas nesta sexta (14) e ao longo do fim de semana, diz Apac

A intensidade das chuvas em Pernambuco nesta sexta-feira (14) deve ser menor do que a registrada na quinta-feira (13) de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Mais de 130 pessoas ficaram desabrigadas e a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) contabilizou 39 deslizamentos de terra no Estado.

A previsão da agência para esta sexta-feira na Região Metropolitana do Recife (RMR) é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de intensidade de fraca a moderada.

“A tendência para o fim de semana é ir reduzindo. Hoje [sexta-feira] bem menos que ontem [quinta-feira] e sábado bem menos que hoje. O fim de semana é de redução de chuvas. Com isso, a gente vai retirar o alerta”, explica a meteorologista da Apac Vilourdes Fonseca.

A especialista acrescenta que a chuva nesta sexta-feira na RMR e Zona da Mata Sul deve ser mais fraca e espaçada ao longo do dia. Em alguns momentos, pode ficar moderada.

Na Zona da Mata Norte, a chuva também deve ficar de fraca a moderada, porém com tendência de ser mais frequente. Para o Agreste e Sertão de Pernambuco, a previsão é de chuva fraca a moderada.

No Sertão de São Francisco, o prognóstico aponta para chuva fraca. Em Fernando de Noronha, deve chover de forma moderada.

Vilourdes ainda explica o fenômeno que causou as chuvas fortes. Segundo ela, o sistema meteorológico chamado Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) estava bem ativo.

“É um fenômeno que ocorre mais próximo da África e vai se deslocando até chegar no litoral do Nordeste e causar chuvas. Tem episódios em que é mais fraco, que a gente vê chuva moderada, mas tem com intensidade bem maior para chuva, como o que ocorreu”, detalha.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s