Sob pressão, Exército abre processo disciplinar contra Pazuello por ato político com Bolsonaro

No primeiro dia útil após a ida do ex-ministro Eduardo Pazuello a um palanque político ao lado do presidente Jair Bolsonaro, o Exército abriu um procedimento disciplinar contra o general da ativa.

A abertura do processo foi confirmada à Folha de São Paulo por integrantes da cúpula da Força. Eles pressionam para que seja cumprido o regulamento da instituição. Por outro lado, bolsonaristas pressionam a favor da preservação de Pazuello, que blindou Bolsonaro ao depor na CPI da Covid.

O comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, reuniu-se nesta segunda (24) com o ministro da Defesa, general da reserva Walter Braga Netto, para discutir o gesto do ex-ministro da Saúde, que causou constrangimento ao meio militar.

Ficou decidido que uma posição formal sobre o caso deveria ser dada pelo Exército, mas isso não ocorreu mais de 30 horas após o episódio.

Integrantes do Alto Comando da Força pressionam pela divulgação de uma nota em que haja uma posição do Exército em relação ao ato praticado pelo ex-ministro da Saúde. Chegaram a ser avisados de que haveria a divulgação de um comunicado, que acabou não ocorrendo até a noite.

​A expectativa era que a nota do comando do Exército detalharia a posição da Força sobre a participação de um general da ativa num ato político e também as medidas formais adotadas, com informação sobre a abertura do procedimento pelo comandante.

No Ministério da Defesa, a informação dada era no mesmo sentido. Após a reunião com o ministro, o comandante iria providenciar um posicionamento a respeito.

Tanto o Ministério da Defesa quanto o Exército, porém, acabaram mantendo silêncio oficial sobre as fortes evidências de transgressão disciplinar. Agora, Pazuello terá de apresentar uma defesa por escrito sobre o episódio.

Pazuello foi ao ato com a chancela do presidente da República, que, pela Constituição, exerce o comando supremo das Forças Armadas, o que amplia o constrangimento.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s