Em novo cronograma, Saúde reduz previsão de vacinas contra Covid para junho em 8,4 milhões de doses

O Ministério da Saúde reduziu para 43,8 milhões a previsão de doses de vacinas contra Covid a serem distribuídas em junho. Até então, a estimativa, calculada a partir de dados de fornecedores, era de 52,2 milhões.

Os dados constam de nova versão do cronograma divulgado pela pasta. Do total, a maior redução ocorre em doses da vacina AstraZeneca/Oxford, produzidas pela Fiocruz –que passam de 34,2 milhões para 20,9 milhões.

Há ajustes, porém, também na previsão de outros fornecedores no cronograma, que passa a incluir 4,8 milhões de doses da Covax Facility que estavam previstas na versão anterior em outros meses –daí o cálculo final envolver, ao todo, cerca de 8 milhões de doses a menos em junho.

Segundo o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, a mudança ocorre devido a dificuldades na obtenção de insumos usados pela Fiocruz para fabricação das doses.

“Quando tivemos confirmação de que não seria possível a produção, reduzimos nosso cronograma”, disse ele, segundo quem a pasta busca antecipar entregas de insumos na tentativa de reverter a queda.

As declarações ocorreram em audiência na Câmara dos Deputados. No encontro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, atribuiu problema nas entregas a uma dificuldade de insumos e na obtenção de vacinas a “nível mundial”.

“Não é falta de dinheiro, é dificuldade com os insumos”, disse.

A própria iniciativa privada viu que não é simples adquirir vacinas no exterior”, afirmou, dizendo que o debate sobre um possível aumento na participação de empresas na oferta de doses “diminuiu” por esse motivo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s