Governadores brasileiros fazem apelo a Joe Biden e pedem 10 milhões de doses de vacina contra a Covid

O Fórum de Governadores do Brasil pediu “ajuda humanitária” ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e solicitou 10 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 por meio de ofício divulgado nessa terça-feira (25).

O documento foi assinado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador da temática Estratégia para a vacina contra a Covid-19 do Fórum de Governadores do Brasil. Leia a íntegra do ofício ao fim da reportagem.

O pedido aconteceu depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que distribuirá internacionalmente 80 milhões de doses de imunizantes até o fim do mês de junho, para outros países. O governo americano informou que comprou doses de vacinas contra a Covid suficientes para vacinar três vezes a população americana.

Na avaliação do governador piauiense, o pedido é um apelo diante do momento atual e de uma possível terceira onda com números expressivos de óbitos a partir de novas e mais letais variantes do Coronavírus. O país já registrou mais de 440 mil mortes devido ao vírus. No estado do Piauí, já são mais de 5,8 mil óbitos e os casos registrados nos cinco primeiros meses de 2021 já ultrapassaram os óbitos registrados de março a dezembro de 2020.

“Essa trágica situação faz com que o Brasil figure, junto com a Índia, na classificação de alto risco, caracterizando-o como potencial deflagrador de uma grave crise social e econômica sem precedentes, com consequências negativas para além das suas fronteiras. Ademais, é necessário considerar que, lamentavelmente, 80% da população brasileira ainda não foi vacinada, o que potencializa sobremaneira os riscos de disseminação da doença”, disse o governador no ofício.
O México recebeu dos Estados Unidos, na última quinta-feira (20), quase 1,2 milhão de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. Os outros países que também serão beneficiados com o envio ainda não estão definidos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s