Médica defende ciência e diz à CPI desconhecer por que foi barrada na Saúde

A médica Luana Araújo afirmou, nesta quarta-feira (2), à CPI da Covid do Senado que desconhece a razão de não ter sido efetivamente nomeada para o cargo dez dias depois de ter sido anunciada pelo ministro Marcelo Queiroga (Saúde).

Ela, que assumiria o cargo de secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, disse que nunca recebeu uma explicação detalhada sobre o seu desligamento do cargo. No entanto, citou que o ministro disse que seu nome “não ia passar pela Casa Civil”.

Aos senadores a médica também defendeu a ciência como parâmetro de ações de combate à Covid e reforçou que não há nenhuma opção farmacológica para o tratamento da doença em estágio inicial.

A médica infectologista foi convocada a comparecer diante da comissão, pois os senadores queriam questionar se houve interferência do Palácio do Planalto em sua demissão, após apenas 10 dias no cargo mesmo sem ter sido nomeada oficialmente.

Para o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), o depoimento atestou que ainda hoje o Ministério da Saúde não tem autonomia para definir políticas públicas e a própria equipe.

Em suas redes sociais -que depois deletou- a médica era defensora de medidas como uso de máscaras, distanciamento social e condenava o uso de medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19, como a hidroxicloroquina.

Ao ser questionada por Renan, ela informou não saber se houve interferência do presidente Jair Bolsonaro, disse que não o conheceu pessoalmente e nunca discutiu assuntos ligados ao tratamento precoce com ninguém do governo.

Por outro lado, afirmou que o próprio ministro Queiroga indicou que a decisão não era dele, que havia sido quem a convidou. “Ele [Queiroga] me disse isto: que lamentava, mas que meu nome não ia passar pela Casa Civil”, afirmou. O ministro chefe da Casa Civil na época era o general Walter Braga Netto.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s