PE é um dos 5 estados que não divulgam número total de vacinados com primeira e segunda doses em cada cidade

Pernambuco é um dos cinco estados que não divulgam o total de pessoas vacinadas por município, dividindo a aplicação dos imunizantes entre primeira e segunda doses. Um levantamento feito pela TV Globo constatou que 21 unidades da Federação e o Distrito Federal divulgam esses números, de diferentes maneiras.

Além de Pernambuco, os portais dos governos de Roraima e do Espírito Santo apresentam informações parciais sobre a campanha de vacinação. Os estados de Alagoas e da Paraíba divulgam dados mais resumidos.

O Governo de Pernambuco disponibilizou, na segunda semana de junho, um painel que mostra outros dados sobre a vacinação.

Com essa ferramenta, é possível acompanhar a quantidade de vacinas distribuídas para cada município, aplicação de primeira e segunda doses por grupo prioritário, percentual de vacinados por etnia indígena, perfil dos vacinados por sexo, raça e cor.

Não é possível fazer o download desses dados para analisar o total de primeira ou segunda doses por município e pelo perfil de gênero, por exemplo.

Na página do perfil dos vacinados, há uma tabela com data de vacinação de cada pessoa, dose aplicada nessa data e uma coluna com título ‘município estabelecimento’.

Outra página mostra o número de doses aplicadas em relação ao total de doses distribuídas pelo estado a cada município.

Também é possível localizar a distribuição de vacinas por datas, por Gerência Regional de Saúde (Geres) e por fabricante, além da distribuição de seringas e agulhas por data e produto.

O que diz o governo

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que está previsto para próxima semana o início da divulgação do número de vacinados contra a Covid-19 por município, com a especificação entre primeira e segunda dose. Essas informações vão ser apresentadas no painel de acompanhamento vacinal.

A secretaria disse, ainda, que, por problemas no sistema de informação do Ministério da Saúde, decidiu criar um monitoramento paralelo junto aos municípios, no início da vacinação, em janeiro de 2021.

A ideia é divulgar diariamente as doses que estão sendo aplicadas na população. Esse dado é publicado desde 20 de janeiro, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

Na nota, a secretaria reforça que, além do painel de acompanhamento vacinal, divulga diariamente os dados de vacinados por grupo, com primeira e segunda dose, a partir das informações que são repassadas pelos municípios, responsáveis por vacinar a população.

Esse monitoramento é incluído no boletim epidemiológico diário. O governo afirmou também que a estratégia de ampliação da divulgação dos dados vem sendo, constantemente, aperfeiçoada e ampliada.

O estado reforçou que os municípios precisam continuar alimentando o sistema de informações do Ministério da Saúde com os dados digitados de forma nominal. E que é de responsabilidade dos municípios vacinar os moradores e divulgar essas informações.

Por fim, a Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que, atualmente, há uma diferença de 500 mil doses aplicadas entre o que é repassado para o estado e o que está disponível no site do Ministério da Saúde.

Alegou que a uniformização dos dados da campanha de vacinação contra a Covid-19 depende da alimentação correta de todos os sistemas.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s