Segunda dose da Astrazeneca pode ser aplicada com 60 dias em Pernambuco; Recife adere à antecipação

Em coletiva virtual realizada na tarde esta terça-feira (6), o Governo de Pernambuco anunciou a redução no prazo para aplicação da segunda dose do imunizante da Astrazeneca, contra a Covid-19. Antes aplicada num intervalo de 90 dias, agora a última dose do imunizante poderá ser aplicada em 60 dias.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, a medida é indicada pelos fabricantes da vacina e visa a acelerar o processo de imunização da população. No Recife, a adesão à antecipação da aplicação do imunizante da Astrazeneca já foi anunciada, também no fim desta tarde. 

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), empresa que produz a vacina Astrazeneca no Brasil, a segunda dose do imunizante pode ser administrada em um intervalo de quatro a 12 semanas (entre 30 e 90 dias) após a primeira dose. Por isso, a redução do tempo de aplicação no Estado segue as orientações já permitidas. 

A decisão pela antecipação da segunda dose foi indicada pela Secretaria Estadual de Saúde e aprovada em uma reunião com a Comissão Intergestores Bipartite Estadual de Pernambuco. 

De acordo com André Longo, cada município deverá agendar a segunda dose de acordo a disponibilidade local. Podendo ser entre 60 e 90 dias. 

“Essa decisão foi balizada pelo nosso comitê técnico científico estadual. Cada município deverá informar o período para marcação da segunda dose, levando em consideração a sua operacionalização vacinal e seus estoques”, informou o secretário.  

No Recife, a partir desta terça-feira (6), os moradores da cidade que já tiverem tomado a primeira dose dessa vacina há, pelo menos, 60 dias terão a possibilidade de completar o seu esquema vacinal em um período mais curto. No município, aproximadamente 90 mil pessoas já estão aptas a receber a segunda dose da Astrazeneca nesse prazo.

Quem já recebeu a primeira dose de Astrazeneca e estiver próximo de completar 60 dias da aplicação no Recife receberá uma mensagem de texto ou e-mail com alerta para agendar a dose pelo site ou aplicativo do Conecta Recife. O agendamento já estará aberto 21 dias antes da data que marca os sessenta dias da aplicação da primeira dose, permitindo a escolha de datas e locais com antecedência e tranquilidade. 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s