Sob estado de emergência, Tóquio não terá público na Olimpíada

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, anunciou nesta quinta-feira (8) que será declarado estado de emergência em Tóquio mais uma vez, diante do aumento de casos de Covid-19, e com isso a capital japonesa não terá público durante a Olimpíada.

Tamayo Marukawa, ministra da Tóquio 2020, afirmou que os organizadores dos Jogos concordaram em realizar o evento sem espectadores onde estiver sob estado de emergência.

Ele estará em vigor em Tóquio durante toda a Olimpíada, que começa daqui a 15 dias, e vai durar até 22 de agosto, afirmou Suga.

Hokkaido, Miyagi, Fukushima, Ibaraki e Shizuoka estão se preparando para receber espectadores nas competições que vão ocorrer nessas cidades, segundo a imprensa local, mas ainda não há confirmação oficial.

Adiados em 2020 por causa do novo coronavírus, os Jogos Olímpicos ocorrerão entre 23 de julho e 8 de agosto deste ano e os Jogos Paralímpicos, entre 24 de agosto e 5 de setembro.

Diversas medidas de restrição são adotadas durante o estado de emergência, como o fechamento mais cedo de bares e restaurantes e a proibição de vender bebidas alcoólicas.

Na quarta-feira (7), a prefeitura de Tóquio já havia cancelado os eventos públicos de revezamento da tocha olímpica.

“Levando em consideração o impacto da variante delta — e para evitar que o ressurgimento de infecções se espalhe por todo o país —, precisamos intensificar as medidas de prevenção ao vírus”, disse o premiê ao anunciar o estado de emergência.

Yasutoshi Nishimura, ministro encarregado da gestão da pandemia no Japão, afirmou que a variante delta já representa cerca de 30% dos infectados e que “espera-se que este número vá continuar aumentando”.

Suga, no entanto, afirmou que o governo poderá suavizar as restrições “se os efeitos da campanha de vacinação forem claros e se assistirmos a uma melhora da situação” 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s