Maior complexo de energia solar do país é inaugurado em São José do Belmonte

Com uma ocupação de 186,9 hectares, o maior complexo de energia solar do Brasil foi inaugurado nesta sexta-feira (9) pelos ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do Turismo, Gilson Machado. Localizado no município de São José do Belmonte, o parque conta com as usinas solares Brígida, Bom Nome e Belmonte. Juntas, elas possuem uma potência instalada de 810 MWp, e podem abastecer cerca de 800 mil famílias.

O projeto foi implantado pela empresa espanhola Solatio, que atua no Brasil desde 2009 e é maior desenvolvedora de projetos solares da América Latina, em parceria com a Perfin e Mercury Renew, e é fruto de um investimento de R$ 3 bilhões. Anunciado em abril de 2019, o parque solar gerou 2.500 empregos diretos e indiretos nos últimos anos. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a previsão é de que, quando entrar em pleno funcionamento, o conjunto se torne a maior fonte de energia solar da América Latina.

Segundo o MME, a usina solar fotovoltaica Brígida deverá agregar 80 MW de potência ao Sistema Interligado Nacional (SIN), enquanto a usina Bom Nome contará com 130 MW e deverá começar a operar em abril de 2022. Já Belmonte, que terá 600MW de potência, tem previsão de início de operação a partir do 3º trimestre de 2022.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s