Governo de SP suspende temporariamente início da vacinação dos adolescentes até regularização do recebimento das doses pelo Ministério da Saúde

O governo de São Paulo anunciou na tarde desta quarta-feira (5) que a data do início da vacinação para adolescentes no estado fica “em aberto” até a regularização do repasse das doses da vacina da Pfizer contra Covid-19 pelo Ministério da Saúde. A imunização dos adolescentes estava prevista para começar no dia 18 de agosto, e só vacinas da Pfizer estão liberadas para o grupo no Brasil até agora.

Segundo o governo do estado, foram repassadas 228 mil doses da Pfizer de um total de 456 mil a que São Paulo teria direito na divisão proporcional entre os estados (o critério é o tamanho da população). O Ministério da Saúde negou ter prejudicado o estado, mas o governo estadual informou que vai acionar a Justiça.

“O início de vacinação dos adolescentes do estado de são Paulo está neste momento com a sua data de início em aberto. Isto se deu por conta da redução do envio proporcional de vacinas da Pfizer para o estado de São Paulo”, disse o secretário-executivo da Saúde, Eduardo Ribeiro.

De acordo com Ribeiro, a data para começar a vacinar o grupo ficará indefinida até que o “Ministério da Saúde regularize esta situação e garanta a continuidade dos envios de doses na proporcionalidade que vem sendo praticada por ele, ministério, até aqui”.

O início da vacinação para adolescentes em 18 de agosto previa prioridade para pessoas com comorbidade, com deficiência, gestantes e puérperas, segundo o plano estadual de imunização.

“Nós enfrentamos um momento de abrupta modificação que impacta de forma cruel na vacinação daqueles que são vulneráveis e que precisariam ter sido vacinados e foram já deixados pelo programa nacional de imunização lá pra trás e, com isso, serão mais ainda retardados na suas ações de proteção”, lamentou o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.

De acordo com Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), ela participou de uma Câmara Técnica de Epidemiologia no dia 27 de julho em que foi discutida a possibilidade de revisão dos quantitativos enviados para regiões Norte e Nordeste, que se tratava de um aumento e não diminuição.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s