Distribuição de vacinas contra Covid-19 em Pernambuco está entre as melhores do País

Em Pernambuco, a eficiência na distribuição dos imunizantes recebidos pelo Governo Federal contra a Covid-19 chegou a 82% da quantidade recebida, de acordo com análise da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a organização, Pernambuco ocupa atualmente a 4° colocação do Brasil com relação à distribuição de vacinas contra a Covid-19, juntamente com o Paraná.

As primeiras colocações estão com São Paulo (95%), Mato Grosso do Sul (94%) e Rio Grande do Sul (86%). A análise levou em consideração a proporção de doses distribuídas e aplicadas até o último domingo (8).

O Estado apresenta também a segunda menor taxa de mortalidade relacionada à Covid-19 no País em 2021. 

“Nesta campanha contra a Covid-19, vivenciamos diversos desafios, mas estamos esperançosos para continuar avançando, principalmente com a expectativa de continuarmos recebendo um bom fluxo de vacinas e com a compensação prevista pelo órgão federal para as próximas entregas no Estado”, informou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O secretário lembrou que o Ministério da Saúde, juntamente com os Conselhos de Secretários de Saúde (Conass) e Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), decidiu fazer uma compensação gradual dos quantitativos de vacinas para Estados que receberam menos doses, proporcionalmente a sua população total a ser vacinada. Na última coletiva de imprensa, Longo ressaltou que “a partir das próximas entregas, deverão ser equiparadas as coberturas vacinais entre os Estados de acordo com a população, sendo, então, compensados aqueles que vinham recebendo menos doses proporcionalmente, como era o caso de Pernambuco”. 

Longo também pediu celeridade na distribuição de vacinas nos municípios e adesão do público. “Montamos uma operação logística eficiente, com a entrega das vacinas em até 12h após a chegada no Estado e continuamos acreditando na capacidade dos gestores municipais de fazerem uma campanha de sucesso. Mas também precisamos da adesão do público, que deve buscar sua dose assim que abrir para sua faixa etária”. 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s