Cidade na Itália atinge 48,8ºC e bate recorde de calor na Europa

Autoridades na Itália dizem que a ilha da Sicília pode ter estabelecido um recorde histórico de calor para a Europa, atingindo uma temperatura de 48,8ºC.

A cidade de Siracusa bateu o recorde na quarta-feira (11)  à tarde, quando um anticiclone – que a mídia italiana está chamando de “Lúcifer” – entrou e continua se movendo para o norte do país.

Uma onda de calor persistente ao redor do Mediterrâneo na Europa e no Norte da África contribuiu para alguns dos piores incêndios vistos lá em anos. A temperatura mais quente já registrada na Europa foi de 48° C  em Atenas, Grécia, em 1977, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

O registro na Itália foi confirmado pelas autoridades sicilianas, mas precisa ser verificado oficialmente pela OMM.

“No momento não há motivos para invalidá-la, mas se possível faremos uma avaliação ex-post sobre a precisão da medida”, disse o Serviço de Informação Agrometeorológica da Sicília, operador oficial da estação meteorológica da Sicília.

Um anticiclone é um sistema de alta pressão, em que a pressão atmosférica é relativamente maior do que o ar que o cerca. No hemisfério norte, eles giram no sentido horário, enquanto eles giram na outra direção no hemisfério sul.

Alguns dos incêndios foram provocados por incendiários, mas os cientistas dizem que é a crise climática que está tornando as ondas de calor e os incêndios mais frequentes e intensos e, portanto, mais destrutivos.

Um relatório do Painel Internacional das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas publicado na segunda-feira (9) disse que 38 condições climáticas que promovem incêndios florestais se tornaram mais prováveis no sul da Europa no último século.

Globalmente, as ondas de calor e os incêndios que agravam as secas também aumentaram.

A Sicília é a maior ilha do Mediterrâneo e às vezes é chamada de “dedo do pé” da Itália, um país que tem o formato de uma bota.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s