Integrantes do Talibã tomam palácio presidencial em Cabul

Integrantes do Talibã tomaram o palácio presidencial em Cabul, capital do Afeganistão, neste domingo (15). O prédio foi desocupado há poucas horas por funcionários do governo, incluindo o ex-presidente Ashraf Ghani, que fugiu do país.

De acordo com a rede Al Jazeera, que transmitiu cenas do Talibã ao vivo do palácio, um dos oficiais do grupo disse que Cabul era uma cidade diferente daquela que eles deixaram 20 anos atrás.

“Proteger Cabul é uma responsabilidade enorme. É diferente da cidade que deixamos há 20 anos”, relatou a Al Jazeera, citando o oficial do Talibã no palácio.

O correspondente da Al Jazeera no palácio relatou que três funcionários do governo afegão estiveram presentes na “entrega” do palácio ao Talibã.

Um oficial de segurança do Talibã disse que “nenhum sangue foi derramado” na transferência de controle do palácio. Ele também disse que há uma “transferência pacífica de instalações governamentais em andamento em todo o país”.

Um dos oficiais do Talibã também disse que quer um governo inclusivo no Afeganistão. Ele disse ainda que o líder do grupo e dois de seus representantes estão agora no Afeganistão e que virão para Cabul quando a situação de segurança melhorar.

Outro membro do Talibã presente para a cerimônia falou brevemente em inglês para dizer que já havia sido detido pelos Estados Unidos em Guantánamo.

Depois de cercar Cabul, capital do Afeganistão, na manhã deste domingo (15), e oferecer garantias aos moradores da cidade de que desejava “assumir o controle da cidade pacificamente”, o grupo islâmico Talibã enviou representantes ao palácio presidencial para negociar a transição de poder.

O Talibã entrou em Cabul “pacificamente”, noticiou Nick Paton Walsh, da CNN, que está na capital afegã.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s