Avião militar para 100 passageiros decolou do Afeganistão com mais de 600 a bordo

Em meio ao caos que se instalou no Afeganistão após a tomada da capital, Cabul, pelo Taleban, um avião militar americano C-17 Globemaster III decolou com 640 pessoas a bordo neste domingo (15), de acordo com o site Defense One.

Segundo um funcionário da Defesa dos Estados Unidos, que falou ao site sob condição de anonimato, não estava previsto que a aeronave levasse tantas pessoas, mas afegãos se atiraram na rampa entreaberta para entrar no veículo. O C-17 tem como capacidade indicada pouco mais de cem passageiros.

O voo de Cabul, que partiu pouco tempo depois do retorno do grupo extremista ao poder, tinha como destino o Qatar, onde pousou após mais de duas horas no ar, segundo um site que monitora os percursos de aeronaves.

Segundo o relato feito ao Defense One, a decisão de decolar, em vez de tentar expulsar as pessoas, foi da tripulação. O aeroporto da capital afegã tem registrado cenas surreais de desespero de moradores buscando fugir da cidade. Na mais chocante delas, ao menos duas pessoas morreram após se alojarem junto ao trem de pouso de um gigantesco cargueiro militar americano em plena decolagem —não se sabe se seria o mesmo C-17 que levou os cerca de 640 passageiros.

Dezenas de civis fizeram o mesmo com outros aviões militares e invadiram duas aeronaves comerciais estacionadas na pista. Ao menos sete pessoas morreram, de acordo com a agência de notícias Associated Press.

O aeroporto de Cabul foi transformado em uma espécie de embaixada de países ocidentais, que transferiram seu pessoal de helicóptero, para que fossem removidos em cargueiros. Além dos americanos, britânicos, franceses e alemães fizeram o mesmo, dando apoio a outros aliados ocidentais.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s