Pernambuco libera vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos de grupos específicos

O Governo de Pernambuco liberou a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos. Neste primeiro momento da imunização, receberão as doses os jovens com deficiência permanente, comorbidade e privados de liberdade, bem como gestantes e adolescentes no puerpério remoto – quem deu à luz há até um ano.

A decisão de imunizar os adolescentes foi pactuada, nessa terça-feira (17), pela câmara técnica da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e segue a determinação da Lei Federal nº 14.190 de 29 de julho de 2021, que incluiu essa população como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Algumas cidades do Estado já começaram a agendar a vacinação dos adolescentes, como é o caso de Olinda e Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. Na capital pernambucana, está disponível o cadastro para a população de 2 a 17 anos.

Segundo o governo, as doses destinadas aos adolescentes estão inclusas no lote de imunizantes da Pfizer/BioNtech, que chegou a Pernambuco na tarde da última segunda-feira (16), com 98.280 doses.

A decisão da CIB foi publicada na edição desta quarta-feira (18) do Diário Oficial do Estado. No texto, a comissão afirma que “a distribuição das doses para este grupo prioritário se dará de forma gradativa a cada nova pauta [entrega]”.

Com isso, os municípios devem ser organizar para vacinar os adolescentes por meio de cadastramento prévio, bem como devem estabelecer critérios para reduzir de forma gradativa a idade para avançar na vacinação contra o coronavírus.

“Agora damos mais um passo na ampliação da imunização da nossa população contra o novo coronavírus, sempre embasados nas evidências científicas. Neste primeiro momento, devem ser vacinados apenas os adolescentes de 12 a 17 anos que estão inclusos na Lei Federal”, pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O secretário acrescenta que o avanço para os demais adolescentes do Estado acontecerá de maneira gradativa, de acordo com as próximas entregas do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s