Afogados atinge índice desejado de transparência pública, diz relatório do TCE

Em relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta quinta (19), a Prefeitura de Afogados da Ingazeira avançou no índice de transparência da gestão, passando de “moderado” para o índice “desejado” de transparência pública. Os indicadores vão de “desejado” – o mais alto na avaliação do TCE -, passando por “moderado”, “insuficiente”, “crítico” e “inexistente”, esses dois últimos reunindo municípios que possuem os mais baixos índices de transparência.

O levantamento foi realizado entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021 e teve por objetivo avaliar os sites oficiais e portais de transparência das Prefeituras e Câmaras de vereadores dos municípios de Pernambuco. Segundo o TCE, os critérios avaliados foram:
1) Transparência Ativa (disponibilização da informação independentemente de requerimentos);
2) Transparência Passiva (disponibilização da informação mediante provocação, através do Serviço de Informação ao Cidadão presencial e eletrônico – SIC e e-SIC);
3) Aspectos Visuais, Tecnológicos e de Acessibilidade (dentre os quais, ferramentas de acessibilidade que garantam o acesso à informação pelas pessoas com necessidades especiais);
4) Boas Práticas de Transparência.

O Prefeito Alessandro Palmeira comemorou os avanços nos índices de transparência do município. Recentemente a Prefeitura de Afogados promoveu, em parceria com o TCE, ações para dar ainda mais transparência ao transporte escolar (na foto em anexo, o Prefeito ao lado de dois auditores do Tribunal, durante o evento supracitado). “Ficamos muito felizes em ver reconhecido o nosso trabalho em busca de cada vez mais transparência na gestão pública, um trabalho que teve início com o ex-prefeito Patriota, e que foi intensificado desde o início da nossa gestão. Agora é trabalhar para aperfeiçoarmos ainda mais os mecanismos de transparência e controle interno, de nossa gestão,” avaliou o Prefeito Alessandro Palmeira.

De acordo com Alberto Seabra, Secretário Municipal de Controle Interno, responsável pelo portal da transparência de Afogados da Ingazeira, a Prefeitura faz um monitoramento quase que diário sobre a alimentação do portal com as informações de todos os setores da gestão municipal. “É com muita satisfação que comemoramos o avanço na avaliação do TCE. Trabalhamos diariamente para obter bons resultados, buscando sempre promover a transparência, tornando a administração pública ainda mais eficiente, responsável e íntegra,” destacou Alberto Seabra.

O portal da transparência da Prefeitura de Afogados da Ingazeira pode ser acessado diretamente através do link
http://www.afogadosdaingazeira.pe.gov.br/transparencia/

Lá, o cidadão também poderá obter todas as informações que precisar a respeito dos investimentos e ações direcionadas ao combate e prevenção da covid-19 no município.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s