Vamos caçá-los até o fim e fazê-los pagar, diz Biden sobre ataque no Afeganistão

Os ataques que deixaram ao menos 73 mortos no aeroporto de Cabul, entre os quais 13 militares americanos, não farão os EUA reverem os planos de retirar suas tropas do Afeganistão, disse o presidente Joe Biden nesta quinta (26).

O democrata lamentou as mortes e prometeu vingança contra os autores da ação, mas reafirmou que considera ter tomado a decisão correta sobre encerrar a operação no país, dizendo que isso evitará a perda de mais vidas americanas.

“Não vamos perdoar, não vamos esquecer. Vamos caçar vocês e fazê-los pagar”, afirmou Biden, em pronunciamento na Casa Branca. Ele disse que a operação de retirada de americanos e aliados do país seguirá com o cronograma atual —a data limite estipulada é o próximo dia 31— e que os americanos não serão intimidados. “A missão para retirar os americanos e seus aliados do Afeganistão continua.”

Biden já vinha sendo pressionado por aliados do G7 a estender a data, mas manteve os planos após uma cúpula do grupo na terça (24). Pesou na conta a renovação das ameaças do Talibã, que retomou o poder na esteira da decisão de Biden de cumprir o acordo de paz com o grupo.

A autoria das explosões nos arredores do aeroporto de Cabul nesta quinta foi reivindicada pelo grupo Estado Islâmico Kohrasan. Houve ao menos 60 vítimas afegãs. O governo americano disse que 12 militares do país morreram e 15 ficaram feridos —de acordo com a agência Reuters, são 13 os militares americanos mortos no que seria o episódio com mais baixas nas forças dos EUA no país desde um ataque a um helicóptero, com 30 vítimas, em agosto de 2011.

Segundo estudo da Universidade Brown (EUA), cerca de 2.300 militares dos EUA morreram no país até 2019.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s