Governo rescinde contrato com Bharat Biotech para compra da covaxin

O governo brasileiro rescindiu o contrato para a compra de vacinas da Covaxin com a Bharat Biotech, representada na época pela Precisa Medicamentos — alvo de investigação da CPI da Covid. A decisão é unilateral foi tomada hoje. O contrato previa a compra de 20 milhões de doses da vacina, mas foi suspenso após suspeitas de irregularidades.

A informação foi divulgada pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE), que reconheceu o papel da Comissão Parlamentar de Inquérito “A CPI impediu um golpe de mais de 1 bilhão de reais do povo brasileiro! Ahh se não fosse a CPI, hein?”.

A oficialização do fim da parceria encerra as negociações que tiveram início em fevereiro deste ano. A compra dos imunizantes contra a covid-19 se tornou alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito, no Senado, após o esquema irregular ser apontado por depoentes.

Com o avanço das revelações sobre como foi negociada a vacina, a Polícia Federal e o Ministério Público passaram a investigar o caso. O termo de rescisão salienta que, apesar da ruptura do contrato, podem ser aplicadas penalidades “bem como a apuração de responsabilidade civil e administrativa, em procedimentos específicos”.

O preço que o Brasil aceitou pagar pela vacina indiana Covaxin está acima do valor das demais contratadas pelo país. As vacinas da Jansen e parte das vacinas da Pfizer custaram US$ 10 a dose. Já a Coronavac, vendida pelo Instituto Butantan, custou menos de US$ 6 a dose.

Até o momento, não há respostas concretas sobre os motivos que levaram a gestão federal a optar pela vacina mais cara, diante de outras opções mais baratas.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s