Silvânia Costa é bicampeã paralímpica no salto em distância T11

Só deu Brasil no início do primeiro dia do atletismo nas Paralimpíadas de Tóquio, e os dois ouros em disputa da modalidade ficaram com brasileiros. Depois da conquista de Yeltsin Jacques nos 5000m T11, foi a vez de Silvânia Costa se tornar bicampeã paralímpica do salto em distância T11, para cegos.

E mais uma vez foi com emoção. Na Rio 2016, Silvânia só garantiu a medalha no sexto e último salto. Na noite desta quinta-feira (26/8), manhã em Tóquio, ela foi um pouco mais boazinha com o coração dos torcedores e conquistou o lugar mais alto do pódio no quinto salto, o penúltimo, ao bater a marca de 5 metros, cravadinhos. Isso depois de ter queimado as duas primeiras tentativas e ter feito saltos que não lhe dariam nem o bronze nas duas seguintes.

Em 2016, Silvânia não sabia, mas estava grávida de três meses quando ganhou sua medalha. Em 2019, foi punida por doping e passou os últimos dois anos longe de competições. No meio do caminho, ainda teve a pandemia. Somente nos últimos cinco meses ela pôde retomar o ritmo de treinamento normal. Em entrevista à SporTV após a medalha, a atleta lembrou cada percalço enfrentado nos cinco anos entre um ouro e outro.

Mesmo antes do final da prova eu já estava comemorando o quinto salto. Nosso trabalho foi realizado com sucesso. Não foi uma prova fácil. Eu entrei e tive que ir pra cima, com muita garra ali no último salto. Eu sabia quanto eu tinha batalhado, lutado, tudo o que passei para chegar aqui. Os últimos cinco meses foram muito doloridos. Eu ralei muito para chegar até aqui. Essa medalha vem com sabor de muita garra e superação – disse ela, explicando: – Esse ciclo, pra mim… Eu tive duas interrupções, uma foi a nascimento do meu filho e a outra foi minha suspensão. Dei a volta por cima de tudo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s