Foguetes disparados contra aeroporto de Cabul atingem casas

Foguetes lançados contra o aeroporto internacional de Cabul, capital do Afeganistão, atingiram um bairro próximo nesta segunda-feira (30), segundo a agência de notícias Associated Press.

Eles caíram do outro lado da cidade, no bairro de Salim Karwan, e atingiram blocos de apartamentos residenciais, disseram testemunhas à agência. O bairro fica a cerca de 3 km do aeroporto.

Ainda não está claro se alguém ficou ferido com o ataque, que ocorre na véspera do fim do prazo para tropas americanas e aliadas se retirarem do Afeganistão e encerrar a guerra mais longa da história dos Estados Unidos.

Também nesta segunda, o sistema antimísseis dos EUA interceptou cinco foguetes lançados contra o aeroporto. Os voos de retirada não foram interrompidos.

O Estado Islâmico assumiu responsabilidade pelos ataques, segundo a agência Reuters. “Pela graça do Deus Todo-Poderoso, os soldados do Califado atacaram o aeroporto internacional de Cabul com seis foguetes Katyusha”, disse o grupo em uma rede social.

O Aeroporto Internacional Hamid Karzai tem sido palco recorrente de cenas de caos desde o dia 15, quando o Talibã tomou Cabul e voltou ao poder no Afeganistão, e passou a ser alvo de ataques do Estado Islâmico-Khorasan (EI-K), braço afegão do grupo terrorista, que é inimigo do Talibã.

No bairro de Chahr-e-Shaheed, um carro destruído que parece ter sido usado no ataque tinha tubos de lançamento foguetes caseiros montados no lugar do banco traseiro .

O Estado Islâmico e outros grupos terroristas costumam montar esses tubos em veículos e transportá-los, sem serem detectados, até perto do alvo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s