Sem motoboy e com ausência da diretora da VTCLog, CPI aprova requerimentos e encerra mais cedo

A sessão desta terça-feira (31) da CPI da Pandemia, no Senado Federal, foi marcada por um duro embate entre governistas e oposição, mas sem novos depoimentos. Em razão de uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques, que desobrigou o depoimento do motoboy da empresa VTCLog, Ivanildo Gonçalves, que estava programado para depor e do não comparecimento da diretora da empresa,  Andreia Lima, que o substituiria, a sessão foi encerrada após votação dos requerimentos.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM) informou ao colegiado que a defesa da depoente avisou, às 20h da noite desta segunda (30), que ela não compareceria, pois estava trabalhando no “recebimento de vacinas”.

Antes do encerramento da reunião, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) disse estar em um deja vu, ao esperar pelo depoimento do motoboy Ivanildo Gonçalves à CPI. Ela lembrou que, em 1992, o motorista Eriberto França confirmou a distribuição de recursos públicos para contas privadas dos investigados na CPI do PC Farias.  

Simone afirmou lembrar-se de quando, durante o depoimento, um senador perguntou a Eriberto se ele fazia as denúncias somente por patriotismo e ele respondeu “e o senhor acha pouco?”. “Eu tenho certeza de que Ivanildo estava pronto para dizer a verdade — expôs a senadora, ao lembrar também do depoimento do consultor do Ministério da Saúde William Amorim Santana, técnico da Divisão de Importação, que “não se acovardou” e apontou que fez três alertas sobre erros na invoice (fatura para negociação internacional) para aquisição da vacina indiana Covaxin”.

Izalci Lucas (PSDB-DF) disse que a presidente da VTCLog, Andréia Lima, já entregou à CPI documentos que podem esclarecer dúvidas dos senadores em contratos assinados com o Ministério da Saúde. O parlamentar disse ter sido o primeiro integrante da comissão a denunciar a “ineficiência de controle” na pasta, “inclusive com relação a estoques e distribuição”, e a defender o depoimento de representantes da empresa de logística. 

“Falei da VTCLog, fui o primeiro a falar nisso. Foi entregue à comissão toda uma documentação pela senhora Andréia Lima que, desde o primeiro momento, se dispôs e trouxe documentos para mostrar e responder sobre tudo o que haja dúvidas” 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s