Afogadense é empossado como representante de PE no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

O novo colegiado do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco tomou posse na manhã desta quinta-feira (16) para um mandato de quatro anos, de 2021 a 2025. A solenidade foi realizada de modo híbrido, tendo a parte presencial ocorrido no auditório da Associação Comercial em Maceió (AL), e transmitida pelo canal do CBHSF no youtube.

Os novos “guardiães do Velho Chico” terão como desafio dar continuidade à tão sonhada revitalização do rio São Francisco por meio de ações sustentáveis que vão desde a implantação de obras de infraestrutura hídrica, Planos Municipais de Saneamento Básico, projetos de esgotamento sanitário, até trabalhos de mobilização social, educação ambiental, simpósios e seminários, ao longo deste que é o maior rio genuinamente brasileiro.

Todo o processo de renovação dos 124 membros, distribuídos entre titulares e suplentes, foi conduzido pela Câmara Técnica de Articulação Institucional (CTAI), que assegurou ao processo a eleição dos segmentos representativos da entidade, como abastecimento urbano, indústria e mineração, irrigação e uso agropecuário, hidroviário, pesca, turismo e lazer, hidroeletricidade, organizações não governamentais, organizações técnicas de ensino e pesquisa, comunidades tradicionais, povos indígenas, consórcios, associações intermunicipais ou de usuários, além dos poderes públicos municipais, estaduais e federal.

Concorrendo em Chapa Única, foram eleitos para presidente, José Maciel Nunes de Oliveira, para vice-presidente, Marcus Vinícius Polignano e para o cargo de secretário, Almacks Luiz Silva. Para a coordenação das Câmaras Consultivas Regionais foram eleitos na região do Alto, Altino Rodrigues e Adson Ribeiro, no Médio, Ednaldo Campos e Cláudio Pereira, no Submédio, Cláudio Ademar e Abelardo Montenegro e, no Baixo, Anivaldo Miranda e Rosa Cecília.

O novo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira, iniciou sua fala cumprimentando a todos, tanto os que estavam presencialmente quanto os que se encontravam no virtual. “Comecei aos 18 anos no Comitê e 20 anos depois estou como presidente do eleito por vocês. Esse processo se mostrou difícil e a construção não foi fácil. Foram muitas pessoas importantíssimas que construíram o Comitê e o Anivaldo está deixando um legado incrível, bem como os membros que se mobilizaram para a execução de muitas ações e projetos no decorrer desses anos. Nessa gestão queremos trazer os entes para cá, e diante disso definiremos as pautas de forma democrática. Daremos continuidade ao que aprendemos e buscaremos nesta gestão fazer ainda melhor. A gestão desse Comitê será de todos vocês. Discutiremos os problemas regionais, uniremos forças, traremos todos para junto de nós. Jamais iremos permitir que o que construímos seja destruído. Começaremos a discutir na base e continuaremos esse trabalho baseado no diálogo. Com a união dessa diretoria iremos fazer muito pelo Rio São Francisco. Agradeço a confiança depositada nesse grupo. Um dos pilares dessa gestão será a defesa da política pública para a melhoria da qualidade e quantidade de águas do Velho Chico. Será uma gestão participativa e democrática. As ações e projetos que terão prioridade serão os planos municipais de saneamento. Nosso papel agora será o de cobrar dos municípios esses planos municipais de saneamento. Além disso, a política de resíduos sólidos precisa ser respeitada. Outro ponto vai ser a ampliação dos projetos hidroambientais e de requalificação ambiental nos municípios, pois percebemos que eles têm trazido grandes benefícios às populações de todas as regiões onde foram implementados”, explicou.

Também foi empossado Elias Silva, atual secretário de Governo de Afogados da Ingazeira e integrante do Comitê do Pajeú, como representante de Pernambuco, no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s