Eleições na Alemanha: sociais-democratas vencem por margem pequena e partido de Angela Merkel fica em segundo, apontam resultados iniciais

Os primeiros resultados das eleições na Alemanha, divulgados nesta segunda-feira (27) indicam que o Partido Social-Democrata (SPD) foi o que teve mais votos, com 25,7% do total.

A União Cristã Democrata (CDU), o partido de Angela Merkel, ficou em segundo, com 24,1%, ou seja, 1,6 ponto percentual a menos que o SPD.

Olaf Scholz é o líder do SPD. Ele começou a campanha em terceiro lugar.

O SPD teve uma significativa melhora de desempenho em relação às últimas eleições —há quatro anos, o partido teve 5 pontos percentuais a menos de votos.

Como esse resultado, ele terá mais força para conseguir formar uma coalizão de maioria no Parlamento, mas só se saberá quem será de fato o primeiro-ministro depois das negociações.

Na sede do SPD, as pessoas já começaram a comemorar no domingo, quando foram divulgados os resultados das pesquisas de boca de urna.

Scholz disse aos seus correligionários que os alemães votaram no SPD porque querem uma mudança de governo.

O líder do Parlamento Europeu, David Sassoli, deu os parabéns a Scholz em uma rede social. É a primeira reação de uma autoridade da União Europeia após a votação.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s