Pecuária tem alta de 16,5% em Pernambuco; produção leiteira bateu recorde

Pernambuco fechou o ano de 2020 com aumento de 16,5% no valor da produção em produtos de origem animal. Isso representa um montante de R$ 2,8 bilhões. A alta da produção foi puxada, no Estado, pelo leite, que chegou a 1,62 bilhão de litros produzidos, maior volume já registrado. Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal 2020, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda segundo a pesquisa, a produção leiteira em Pernambuco ocupou a segunda posição no Nordeste, atrás apenas da Bahia. Isso representa 60% de todo o valor de produção com produtos de origem animal no Estado. 

Além disso, a caprinocultura e ovinocultura se destacaram em 2020 e bateram recorde. Já a produção de ovos de galinha teve redução de 2,1%, em comparação com 2019.

Apesar da queda, o Estado manteve a 6ª posição no ranking nacional quanto ao valor da produção de ovos. 

“O principal motivo para a queda na produção de ovos e galináceos foi a alta do dólar, que elevou os custos de produção e levou os pequenos produtores a abandonarem o ramo”, explica Igor Livera Reyes, técnico em informações geográficas e estatísticas do IBGE. 

Ainda de acordo com Reyes, o setor sofreu bastante no início da pandemia, pois muitos bares e restaurantes suspenderam a compra de laticínios. “Os produtores também ficaram receosos por não saberem em que ritmo os produtos seriam repostos nos supermercados. No entanto, à medida que a flexibilização do distanciamento social foi colocada em prática, a produção voltou ao ritmo de antes”, diz.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s