Diocese de Afogados abre nesta quinta-feira (14) o Sínodo Diocesano

A Diocese de Afogados da Ingazeira abre nesta quinta-feira (14) a etapa diocesana em preparação para o Sínodo dos Bispos em 2023.

A abertura do Sínodo Diocesano ocorrerá quinta-feira (14), às 19h, no patamar central da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em Afogados da Ingazeira – PE.

A Concelebração Eucarística será presidida pelo bispo diocesano, Dom Egídio Bisol. Padres, religiosos e representantes de pastorais, serviços e movimentos também participarão da Santa Missa.

A pedido do Papa Francisco, todas as dioceses entrarão neste caminho de preparação. O processo é o maior de consulta popular da história da Igreja Católica e busca adaptá-la aos novos tempos.

Ontem (10), no Basílica de São Pedro, o Sumo Pontífice lançou a iniciativa que pode mudar as estruturas de poder e dar mais voz aos fiéis às margens da estrutura formal da Igreja. O objetivo é ouvir a grande maioria dos 1,3 bilhão de católicos — preferencialmente todos eles — sobre como veem o futuro da Igreja. A palavra final, no entanto, caberá ao Papa.

A metodologia adotada para o processo sinodal será composta por três etapas.

Na primeira, que começou neste domingo e vai até abril de 2022, católicos em paróquias e dioceses pelo mundo irão discutir assuntos relacionados à participação das mulheres, grupos minoritários, pastorais e pessoas às margens da estrutura formal da instituição.

Na segunda, haverá uma “fase continental”, em que os bispos se reunirão para discutir e formalizar os pontos levantados, entre setembro de 2022 e março de 2023.

O último passo, a “fase universal”, será em outubro de 2023, no tradicional Sínodo dos Bispos, reunião periódica na Santa Sé. Lá, irão preparar um documento e, em seguida, o Papa escreverá uma Exortação Apostólica com suas visões, sugestões e possíveis instruções sobre vários aspectos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s