Caetano Veloso diz que ser artista durante a presidência de Bolsonaro é ‘amargo’

Ser artista durante a presidência de Jair Bolsonaro é uma experiência “triste”, afirma Caetano Veloso, astro da música brasileira, que lança um novo álbum com canções de amor, mas sem esquecer da política.

Veloso aceitou conceder uma entrevista por e-mail para a AFP após uma apresentação de sucesso na Filarmônica de Paris no mês passado. Foi o início de um novo ciclo de turnês de grandes nomes internacionais na Europa, após muitos meses de confinamento. “O público era basicamente brasileiro, muito querido e alegre”, recorda.

Ao final do show, algumas pessoas pediram a renúncia de Bolsonaro, que esta semana foi alvo de denúncias no relatório divulgado pela CPI do Senado sobre a gestão da pandemia de Covid-19.

“Quando ouvi alguém gritar ‘Fora Bolsonaro’, respondi ‘com certeza'”, recorda Veloso, que acredita que existem paralelos inquietantes com épocas sombrias no Brasil, como durante a ditadura militar.

“Tudo o que é importante está sendo mal administrado pelo governo brasileiro. As decisões sobre a Amazônia são as mais abomináveis, assim como as muitas coisas horríveis que estão fazendo com a educação, cultura, ciência”, afirma. “A única coisa que parece pior que a política para o meio ambiente de Bolsonaro é sua atitude diante da pandemia de covid, que matou mais de 600.000 pessoas em um curto período”, completa.

Viver sob Bolsonaro é “duro, triste, amargo”, resume por escrito Caetano Veloso, que reconhece, no entanto, que “há artistas (incluindo bons cantores e compositores) que o apoiam”. “A euforia da extrema-direita é um fenômeno mundial. De alguma maneira, os conservadores, que eram conhecidos como a ‘maioria silenciosa’, demonstram que não querem continuar em silêncio”, destaca o artista, que foi preso durante a ditadura militar.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s