Bolsonaro e Salvini prestam homenagem a brasileiros mortos na Segunda Guerra Mundial

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e o líder da extrema-direita italiana, Matteo Salvini, prestaram homenagem, nesta terça-feira (2), em Pistoia (centro da Itália) aos 500 brasileiros mortos na Segunda Guerra Mundial. 

O ato oficial, que contou com a presença de autoridades brasileiras e locais, foi organizado em frente ao monumento erguido no cemitério da cidade em homenagem aos soldados brasileiros que morreram lutando contra os nazistas, os chamados “pracinhas”, e cujos restos mortais foram transferido na década de 1960 para o Brasil.

A presença de Bolsonaro gerou polêmica e protestos em toda a região, como aconteceu na véspera nas cidades de Pádua e Anguillara Veneta, onde recebeu a “cidadania honorária”, concedida pelo município liderado pela Liga, partido de Salvini, e de onde seus ancestrais emigraram há mais de um século.

Além das manifestações convocadas por partidos de esquerda, movimentos ecológicos e organizações antimáfia em Pistoia, a igreja local aderiu ao protesto. 

O bispo de Pistoia, Fausto Tardelli, explicou que não presidiu a cerimônia em protesto à exploração midiática da celebração dos mortos. O ato esteve a cargo do pároco local de San Rocco, Piero Sabatino. 

Os frades do convento de Santo Antônio de Pádua, que o presidente brasileiro visitou na segunda-feira, também criticaram a viagem de Bolsonaro, “uma pessoa que acaba de ser acusada por seu próprio país de crimes contra a humanidade”, lamentaram em nota. 

“Peço desculpas pelas polêmicas que dividem (…). A amizade vai além das polêmicas que não representam o povo italiano”, disse o líder da extrema-direita e ex-ministro do Interior italiano durante a cerimônia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s