Lesões na pele não podem ser tratadas com automedicação

Com os casos de lesões de pele aumentando em Pernambuco, a atenção na hora de cuidar das feridas é muito importante. Causando preocupação de todos, muitas pessoas se automedicam ao invés de procurar um médico, o que pode ser prejudicial à saúde.

Os sintomas mais comuns daqueles que desenvolveram a doença vem sendo a coceira e a vermelhidão, que às vezes persistem por vários dias. Para Raysa dos Santos, moradora do município de Camaragibe, as lesões já estão presentes há três dias. “Senti dor de cabeça, mas só a coceira continuou e está aumentando cada vez mais, principalmente à noite.”

Outra moradora do município, Maria José Souza, também está com as lesões na pele e teve o mesmo sintoma, mas eles persistem há mais de 15 dias. “Coçava muito e depois criou carocinhos”. Com o surgimento das lesões, muitos conselhos de automedicamento também surgiram. “Muitos diziam: ‘lava com sabão amarelo, passa pomada’. Eu comecei a tomar antialérgico para ver se aliviava e a lavar com água e sabão.”

Acompanhamento profissional

Apesar das causas da doença ainda estarem sendo investigadas, é importante tomar cuidado e sempre escutar uma opinião médica. A farmacêutica do Hospital das Clínicas, Ariane Alencar, afirma que a automedicação é o caminho errado a ser seguido. “A automedicação é definida quando o indivíduo, por conta própria passa a fazer uso de determinado medicamento sem haver um diagnóstico. Os perigos dessa prática podem variar de reações alérgicas cutâneas, náusea e vômitos”, afirma.

A especialista destaca ainda sobre outro risco. “Um dos maiores problemas causados pela automedicação é a possibilidade do medicamento utilizado mascarar o diagnóstico primário, e consequentemente, levar à demora em chegar ao tratamento correto.”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s