Pernambuco e Recife anunciam que não exigirão receita médica para vacinar crianças de 5 a 11 anos

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou que o Estado não vai exigir apresentação de prescrição médica para a vacinação de crianças entre 5 de 11 anos contra a Covid-19. O anúncio foi feito em rede social, assim como o do prefeito do Recife, João Campos, nesse mesmo sentido.

Os anúncios foram realizados nessa sexta-feira (24) e seguem a decisão do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O presidente do Conselho, Carlos Eduardo de Oliveira Lula, divulgou, em carta, que os estados não vai exigir pedido médico para a vacinação de crianças.

O posicionamento dos secretários de Saúde contradiz recente declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro, que defendeu o uso de prescrição para imunizar o público dessa faixa etária.

Na última quinta (23), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, seguiu a recomendação de Bolsonaro e afirmou que o ministério recomendaria que as crianças de 5 a 11 anos sejam vacinadas contra a Covid desde que haja prescrição médica e assinatura de termo de consentimento pelos pais.

Aval da Anvisa
Apesar da recomendação do governo federal, quem define como será a vacinação e quais regras devem ser aplicadas são estados e municípios. O uso da vacina da Pfizer já foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a meninada entre 5 e 11 anos. A Anvisa é o órgão responsável pela palavra final em relação à liberação de vacina.

Mesmo com a recomendação da Anvisa, até o momento o Ministério da Saúde não adotou medidas para iniciar a aplicação da vacina em crianças. Ao invés disso, anunciou a realização de consulta pública para ouvir a sociedade a respeito da imunização desse público.

Na nota divulgada em rede social, o governador de Pernambuco informou que “assim que a Pfizer entregar as vacinas indicadas para uso pediátrico, o que está previsto para o mês que vem, Pernambuco vai iniciar a imunização de crianças entre 5 e 11 anos.”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s