Alerta: Hospitalizações por gripe têm alta na cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo viu um aumento das hospitalizações por Srag (síndrome respiratória aguda grave) causadas pelo vírus influenza nas últimas semanas.

O número de internações com gripe já atinge 24,5% do total das causadas por síndromes gripais na rede pública, segundo os dados do Painel Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde para a última semana epidemiológica (de 19 a 25 de dezembro).

No mesmo período, as internações por Covid-19 tiveram queda de cerca de 15% em relação à semana anterior (de 12 a 18 de dezembro): são agora 16 casos de Covid entre os 363 hospitalizados por Srag (4,4%), frente a 37 na semana anterior de um total de 973 casos (ou 3,8%).

Já na 49ª semana epidemiológica (de 5 a 11 de dezembro), do total de 967 hospitalizações por Srag, 143 eram por influenza (14,8%) e 56 receberam diagnóstico de Covid (ou 5,7%).

Os dados foram levantados pelo portal G1 e verificados pela Folha. Além dos casos confirmados de influenza (sem distinção do vírus do tipo H1N1 ou da nova cepa Darwin) ou Sars-CoV-2, mais de 70% das internações ainda aguardam confirmação laboratorial ou são de Srag não identificada, o que pode fazer com que esses números mudem nas próximas semanas.

Antes do início de dezembro, no entanto, as internações por Srag com diagnóstico para Covid eram maiores do que aquelas por gripe. A diferença entre as duas, embora pequena (46 contra 37) representava ainda uma maior incidência de casos de Covid-19 na capital, tendência que vinha em queda desde meados de agosto.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s