Biden chama Trump de perdedor, mentiroso e ameaça à democracia em aniversário de 1 ano do ataque ao Capitólio dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou nesta quinta-feira (6) seu antecessor, Donald Trump, de “perdedor” e “mentiroso” e o acusou de representar uma ameaça contínua à democracia, em discurso no aniversário de um ano do violento ataque ao Capitólio.

Seguidores de Trump invadiram a sede do Congresso americano em 6 de janeiro de 2021 para tentar reverter sua derrota eleitoral. O ataque deixou cinco mortos, inclusive um policial, e mais de 700 pessoas já foram presas e indiciadas.

“Para dizer o obvio, há um ano, neste local sagrado, a democracia foi atacada. A nossa constituição enfrentou a sua maior ameaça”, começou Biden em seu discurso. Ele afirmou que quem salvou o Estado de direito foi a polícia e que “nós, o povo, aguentamos e prevalecemos”.

O presidente americano reafirmou que não há provas de que os resultados eleitorais foram imprecisos e que Trump “perdeu por mais de 7 milhões de votos”. “Você não pode amar seu país só quando ganhar”.
Biden, que em nenhum momento pronunciou o nome de Trump e o chamou de “ex-presidente derrotado”, afirmou que o então ocupante da Casa Branca “não fez nada durante horas enquanto o Capitólio estava cercado”.

O discurso de um ano da invasão ao Capitólio marca uma forte escalada na estratégia do presidente americano em relação aos distúrbios, de culpar Trump diretamente por seu papel no ataque sem precedentes à democracia americana.

Biden alertou que o prejuízo causado por Trump antes da invasão –em um discurso enfurecido no qual afirmou falsamente que sua derrota era resultado de fraude generalizada– continua. Disse também que as mentiras que conduziram à raiva e à loucura do ataque não acabaram.

“Vamos ser um país que permite que autoridades eleitorais partidárias possam reverter o desejo expressado legalmente pelo povo? Seremos um país que não vive à luz da verdade, mas nas sombras de mentiras? Não podemos nos permitir ser esse tipo de país. O caminho para frente é reconhecer a verdade e viver ao lado dela”, afirmou Biden.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s