João Campos sanciona lei que torna música gospel um Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

Em publicação no Diário Oficial do Recife de sábado (8), o prefeito da capital pernambucana João Campos, sancionou lei que torna a música gospel um Patrimônio Cultural Imaterial do município.

O texto do projeto, apresentado pelo vereador Pastor Júnior Tércio, foi aprovado em segundo turno pela Câmara dos Vereadores do Recife em dezembro, com três votos contrários. Para transformar-se em lei, restava apenas a sanção do prefeito, dada nesse sábado.

De acordo com a publicação no Diário Oficial, a lei está em vigor desde o sábado. 

Com a lei, a música gospel se iguala a outros gêneros anteriormente declarados patrimônios culturais do Recife, como o brega, oficializado em julho de 2021.

O vereador Pastor Júnior Tércio defende que “o objetivo principal da música gospel é a evangelização, ou seja, que as pessoas confraternizem e conheçam a Palavra de Deus”.

Na justificativa da proposição, Júnior Tércio explica que o gênero musical varia segundo a cultura e o contexto social, mas o tema é sempre para louvar e render graças a Deus. 

“Como outros gêneros de música cristã, a criação, a performance, a influência e até mesmo a definição de música gospel variam de acordo com a cultura e o contexto social. Ela é escrita e executada por muitos motivos, desde o prazer estético, com motivo religioso ou cerimonial, até como um produto de entretenimento para o mercado comercial. No entanto, o tema da música gospel é louvor, adoração ou ação de graças a Deus, Cristo ou Pai, Filho, Espírito Santo”.

“Pernambuco é o Estado com maior concentração de evangélicos do Nordeste, tanto em números absolutos quanto em termos proporcionais. Um em cada cinco pernambucanos se declara protestante, de acordo com o censo democrático do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, ressalta o parlamentar.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s