Bolsonaro minimiza a ômicron no Brasil: ‘Não tem matado ninguém’

O presidente Jair Bolsonaro (PL) minimizou nesta quarta-feira (12) o vertiginoso aumento de casos de Covid-19 impulsionado pela variante ômicron, que, segundo especialistas, poderá causar em breve uma nova sobrecarga do sistema hospitalar no país.

“A ômicron não tem matado ninguém. O que morreu aqui em Goiás não foi de ômicron. Na verdade, foi ‘com ômicron’, não foi ‘de ômicron’. Ele já tinha problemas seríssimos, em especial nos pulmões”, disse Bolsonaro ao portal Gazeta Brasil.

O paciente do estado de Goiás, um homem de 68 anos, que faleceu no dia 6 de janeiro, foi a primeira morte oficialmente confirmada no Brasil pela ômicron, segundo as autoridades do município de Aparecida de Goiânia. 

Especialistas garantem que essa variante já representa a maioria dos casos no país.

“A ômicron, que já espalhou pelo mundo todo, como as próprias pessoas que entendem de verdade dizem, tem uma capacidade de difundir muito grande, mas de letalidade muito pequena”, acrescentou Bolsonaro.

“Dizem até que seria um vírus vacinal (…) Algumas pessoas estudiosas e sérias, e não vinculadas a farmacêuticas, dizem que a ômicron é bem-vinda e pode, sim, sinalizar o fim da pandemia”, insistiu.

Esta hipótese está ganhando terreno entre governos e cientistas de outros países.

No entanto, quando perguntado por um jornalista brasileiro em Genebra sobre as declarações de Bolsonaro, o diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde, Mike Ryan, afirmou que “nenhum vírus que mate é bem-vindo, especialmente se a morte e o sofrimento podem ser evitados”.

“Que o vírus seja menos severo não significa que a doença seja branda”, afirmou, segundo declarações reproduzidas no portal UOL.

Ryan disse não estar a par do que o presidente brasileiro afirmou.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s