Pernambuco confirma segundo caso do superfungo Candida auris

Mais um caso do superfungo Candida auris foi confirmado em Pernambuco nesta quinta-feira (13), totalizando 2 casos da doença. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o segundo caso é o de uma mulher de 70 anos que foi internada por problemas neurológicos no Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife, no último dia 24 de novembro, e faleceu no início deste ano.

“Ela veio a óbito por problemas provocados pelo seu diagnóstico de entrada na unidade hospitalar. Enquanto esteve internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, a paciente teve o exame de urina sugestivo para o fungo. Ela estava colonizada pelo micro-organismo, mas não apresentava infecção por ele (o exame de hemocultura não constava a presença do fungo)”, destacou a secretaria em nota.  
 
Na quarta-feira (12), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já tinha divulgado a confirmação de um surto do superfungo no HR. O primeiro caso confirmado, um homem de 38 anos, foi admitido na emergência de traumatologia da unidade de saúde no dia 21 de novembro de 2021 e recebeu alta no dia 30 de dezembro. 
 
A identificação da suspeita do micro-organismo se deu por meio de um exame de urina de rotina no hospital, porém não havia infecção provocada por ele. 

A Candida auris é um fungo que pode causar infecções invasivas, além de ser multirresistente a fármacos comumente utilizados para tratar infecções por Candida.

A Anvisa explicou, em alerta emitido em 2017, que ainda não se sabe ao certo como o fungo se transmite dentro de uma unidade de saúde. A princípio, estudos apontam que a transmissão pode ocorrer por contato com superfícies ou equipamentos contaminados e de pessoa para pessoa.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s