MPF investiga UBS de Lucena por vacinar crianças antes da chegada de imunizante adequado para idade

O Ministério Público Federal da Paraíba está investigando uma denúncia referente a imunização inadequada de crianças na cidade de Lucena, região metropolitana de João Pessoa. A vacinação contra Covid-19 no município teria acontecido semana passada, 7 dias antes da chegada do imunizante com dosagem adequada para idade ao estado. De acordo com a denúncia, cerca de 40 crianças teriam sido imunizadas com vacinas destinadas aos adultos.

Procuradas pelo g1, a prefeitura, a Secretaria de Saúde e a Unidade Básica não deram resposta sobre o assunto.

As informações foram recebidas pelo secretário de saúde Geraldo Medeiros, na noite desta sexta-feira (14). Ele afirmou que teve acesso ao vídeo de uma das mães que usou as redes sociais para divulgar o caso. Nas imagens, uma mulher que é mãe de dois meninos, ambos com menos de 10 anos, afirma que no último dia 7 de janeiro os dois foram vacinados com o imunizante Pfizer.

Na data em que as crianças foram vacinadas o país ainda não havia recebido lotes destinados à vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Para proteção dessa faixa-etária a Pfizer desenvolveu um imunizante com dosagem adequada. A Paraíba só recebeu as doses da Pfizer para crianças nesta sexta-feira (14), teria sido através da divulgação dessa chegada que a mãe descobriu a irregularidade.

Com o recebimento do caso, o MPF intimou a mãe e a responsável pela Unidade Básica de Saúde Estiva para prestar esclarecimentos nesta segunda-feira (17). Ainda de acordo com a procuradora do caso, na terça-feira (18) o gestor de saúde da cidade deve ser ouvido.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s