Governo indica nome para presidência da Petrobras; saiba quem é José Mauro Ferreira Coelho 

Após a desistência do consultor Adriano Pires,José Mauro Ferreira Coelho foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a presidência da Petrobras, informou nesta quarta-feira (6) o Ministério de Minas e Energia.

O executivo é um velho conhecido do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Coelho foi secretário de Petróleo e Gás do ministério até o ano passado. Pediu demissão em outubro de 2021.

Atualmente, ele é presidente do Conselho de Administração da PPSA, estatal que cuida da comercialização do petróleo produzido em áreas do pré-sal pelo regime de partilha.

Coelho cumpre um dos principais requisitos para o cargo: experiência no setor de energia. Acumula mais de 25 anos de experiência profissional, atuando nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Ele foi diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da qual é funcionário de carreira concursado, antes de ocupar a secretaria da área de petróleo na pasta de Albuquerque.

Bacharel em Química Industrial, ele é mestre em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutor em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Atuou também, por vários anos, na área docente de graduação e pós-graduação. Tem três livros publicados e mais de 30 trabalhos científicos apresentados ou publicados em periódicos ou anais de congressos nacionais e internacionais.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s