Mais de 1 milhão de idosos já tomaram a 1ª dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em Pernambuco


Mais de 1 milhão de idosos (1.001.690) com 60 anos ou mais já foram vacinados com a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 (ou 3ª dose) em Pernambuco. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a marca atingida equivale a 80% de cobertura vacinal do público com essa faixa etária.

“Sabemos que o envelhecimento impacta diretamente no funcionamento do sistema imunológico, deixando o organismo mais suscetível a infecções e reduzindo a reposta vacinal. Por isso, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, informando que mais de 200 mil pessoas do grupo estão com a terceira dose da vacina em atraso.

O gestor relembra, ainda, que os idosos que tomaram a terceira dose da vacina há mais de quatro meses já podem receber a quarta dose (2ª dose de reforço) dos imunizantes para aumentar a proteção contra o vírus.

“Os idosos e seus familiares e cuidadores devem ficar atentos ao período oportuno de aplicação da segunda dose de reforço. Oportunizando a proteção no tempo adequado, evitaremos bolsões de pessoas com esquemas incompletos e vulneráveis à doença”, afirmou Longo.

A pasta também convoca a população idosa a aderir à campanha de vacinação contra a influenza, iniciada na última semana em Pernambuco. A vacina trivalente é produzida pelo Instituto Butantan e será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2, incluindo a cepa Darwin, e tipo B.

“É importante relembrar que o impacto da influenza A H3N2 provocada pela variante Darwin foi pior que a variante ômicron da Covid-19 em nosso Estado. Assim, a vacinação contra o vírus da influenza é fundamental para reduzir o número de internações e complicações pela gripe, especialmente, nos grupos mais vulneráveis, como as pessoas idosas, as crianças e as gestantes”, pontuou Longo.

A SES reforça que a vacina contra a Covid-19 pode ser aplicada no mesmo dia da vacina contra influenza.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s