Boris Johnson e esposa serão multados por festas durante lockdown da Covid-19 em Londres

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, foi avisado pela polícia metropolitana de Londres que será multado por quebrar restrições da pandemia da Covid-19, segundo informações do porta-voz do gabinete do primeiro-ministro.

A esposa de Boris Johnson, Carrie, e o ministro das finanças, Rishi Sunak, também foram notificados pela polícia e estão entre os punidos. A polícia anunciou que serão aplicadas mais de 50 multas.

Os valores das multas não foram revelados, nem quando elas serão aplicadas.

A polícia de Londres declarou no final de março que seriam impostas inicialmente 20 multas por festas durante o confinamento pela Covid-19, sendo que depois esse número subiu para 50 multas. Na época não foi anunciando se o primeiro-ministro Boris Johnson estaria entre os punidos.

A polícia investiga 12 encontros que aconteceram em Downing Street, sede do parlamento britânico, e no gabinete do primeiro-ministro em 2020 e 2021.

O líder britânico e outros funcionários do governo participaram dessas festas, que estavam proibidas pelas regras de lockdown em Londres. Na época, as visitas eram proibidas e a maior aglomeração limitava-se a duas pessoas ao ar livre, ainda que a uma distância de dois metros.

As revelações dos eventos, enquanto os britânicos deveriam reduzir drasticamente as interações sociais para combater a propagação da Covid-19, abalaram o governo.

No início do ano, Johnson foi acusado pelo líder trabalhista da oposição Keir Starmer de mudar sua história em relação as reuniões. Inicialmente ele negou que as festas aconteceram, depois alterou seu discurso e confirmou a participação. Apesar do escândalo, o primeiro-ministro declarou que não renunciaria.

Starmer voltou a defender a renúncia nesta terça (12) : “Boris Johnson e Rishi Sunak quebraram a lei e repetidamente mentiram para o povo britânico. Eles precisam renunciar.”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s