Chuvas na África do Sul deixam 259 mortos

Ao menos 259 pessoas morreram na África do Sul por conta da forte chuva que atinge a costa leste do país esta semana. Nesta quarta-feira (13), autoridades do país divulgaram o novo balanço como o número de pessoas mortas em decorrência de inundações e deslizamentos de terra.

A maior parte das vítimas fatais estavam em Durban, a principal cidade da província de Kwazulu-Natal, no leste do país. A costa afetada é apontada por muitos cientistas como uma das principais regiões no mundo que já sentem os efeitos do aquecimento global.

O Exército do país foi mobilizado para apoiar as tarefas de resgate, que seguem as buscas nesta quarta-feira (13). Em uma escola de ensino médio de Durban, os alunos e professores passaram várias horas presos. No total, 140 escolas foram atingidas.

Mais de 2.000 casas e 4.000 moradias informais foram danificadas pelas chuvas torrenciais, segundo o governador da província, Sihle Zikalala. “É um pesadelo. Rios de lama, vítimas, prédios destruídos…”, relatou um dos membros da equipe de resgate Garrith Jamieson.

Em uma nota, a Organização Não Governamental local Gift of the Givers descreveu “rodovias transformadas em rios” e pessoas presas sob muros que desabaram.

A empresa ferroviária pública Prasa anunciou a suspensão dos seus serviços na região, devido a deslizamentos de terra e aos escombros nos trilhos.

As autoridades locais pediram à população que evitasse deslocamentos e para que aqueles que moram em áreas altas abriguem seus vizinhos atingidos pelas chuvas.

As chuvas, que ainda não pararam, também causaram grandes cortes de energia, afetaram o abastecimento de água e bloquearam estradas. Escombros, galhos, garrafas plásticas e até o reservatório de um caminhão-tanque se amontoavam nas turísticas praias de Durban.

A cidade de Durban foi duramente atingida por protestos e saques em julho passado, a pior onda de violência no país desde o fim do Apartheid. A revolta popular foi desencadeada pela prisão do ex-presidente Jacob Zuma.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s