Rússia diz que Finlândia e Suécia enfrentarão represálias caso entrem na Otan

A Rússia subiu o tom contra a Finlândia e a Suécia e prometeu nesta quinta-feira (14) represálias caso os dois países passarem a fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O porta-voz do Krelmin, Dmitry Peskov, afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, vai considerar “uma série de medidas” elaboradas pelo Ministério de Defesa do país. O vice-ministro das Relações Exteriores, Alexander Grushko, afirmou que Finlândia e Suécia enfrentarão “as consequências mais indesejadas” se ingressarem na aliança militar, segundo a agência de notícias russa Tass.

Os dois países afirmaram na quarta-feira (13) que estão analisando a entrada na Otan em resposta à invasão na Ucrânia, que completa 50 dias nesta quinta-feira (14).

Também nesta quinta-feira, o ex-presidente russo Dmitry Medvedev, um dos aliados de Putin mais próximos a ele e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, disse que o “nenhuma pessoa sã” gostaria de ver as consequências do movimento cogitado por Suécia e Finlândia e que os cidadãos suecos e finlandeses veriam armas nucleares russas “a um braço de distância” de suas casas.

Medvedev afirmou ainda que o país terá que fortalecer a presença militar no Mar Báltico para restaurar o equilíbrio militar caso Suécia e Finlândia sejam aceitas na Otan. Medvedev afirmou que

“Se a Suécia e a Finlândia entrarem na Otan, a extensão das fronteiras terrestres da aliança com a Rússia mais do que dobrará”, disse Medvedev, atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, em um canal no aplicativo Telegram. “Naturalmente, essas fronteiras terão que ser reforçadas.”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s