Garimpeiros que invadiram território Xipaya no Pará foram liberados, dizem indígenas

De acordo com lideranças da tribo xipaya, os garimpeiros que invadiram o território indígena no último sábado (16) foram liberados dentro da reserva extrativista na tarde deste domingo (17).

A balsa em que estavam os garimpeiros foi encontrada em um local conhecido como Riozinho do Anfrísio, na zona rural de Altamira. De acordo com informações divulgadas na noite de sábado (16) pelo Ministério da Justiça, a embarcação levada sete pessoas, duas das quais eram adolescentes, que foram apreendidos e estão sob cuidados da Justiça. Em relação aos cinco adultos, o Ministério informou que eles foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal de Itaituba, sudeste do Pará.

Segundo a cacique Juma Xipaya, os cinco garimpeiros foram liberados “com a alegação de que não teria transporte para retirar eles e levar para Altamira para efetuar a prisão, então eles foram liberados. Foi entregue uma embarcação, que tinha sido apreendida, para eles saírem e passando por dentro do território indígena. Fica a indignação”, comenta.

Juma Xipaya, cacique da tribo, expressa estar apreensiva e pede ajuda ao governo. “A gente pede urgência dos órgãos competentes para a retirada dos garimpeiros”, diz a líder indígena.

Neste domingo (17), o Ministério Público Federal (MPF) informou que a Procuradoria Geral da República (PGR) determinou que a invasão às terras dos Xipaya fosse investigada.

Segundo a PGR, o procurador-geral, Augusto Aras, pediu providências ao presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, para que fosse evitado um possível conflito armado entre garimpeiros e indígenas.

O g1 procurou a Polícia Federal, porém até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s