Frango brasileiro vira assunto em debate na corrida presidencial francesa

O frango brasileiro virou assunto no debate entre os candidatos à presidência da França nesta quarta-feira (20). Ambos os candidatos apontaram que são contra a exportação do produto pelo acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que garante o embarque de 180 mil toneladas da ave do primeiro para o segundo bloco.

O assunto foi inserido no debate após a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, listar alguns pontos da União Europeia aos quais ela se opõe. Em seguida, o presidente francês, Emmanuel Macron, ressaltou que, na época da discussão do acordo, a França também se posicionou contra.

O atual presidente declarou que os franceses defenderam que as mesmas exigências feitas aos produtores locais fossem demandadas dos exportadores e que o Brasil não seguia algumas dessas regras, como a “falta de comprometimento” com o acordo de Paris – tratado mundial que visa reduzir o aquecimento global –, a biodiversidade e as acusações de desmatamento.

O acordo citado na discussão foi feito em 2019, no período, agricultores, ambientalistas e políticos do país, incluindo Macron, fizeram manifestações em oposição, principalmente, por causa da produção brasileira.

Na época, estes grupos declararam que o Brasil não cumpre as mesmas exigências sanitárias, trabalhistas e ambientais impostas a produtores da Europa e que, por isso, os sul-americanos têm preços “incomparáveis” aos dos europeus.

Estes fatores criariam, na visão deles, uma “concorrência desleal” e que consumidores do bloco também seriam “enganados” ao comprar produtos agrícolas do Mercosul.

Em resposta às manifestações, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou que “os exportadores brasileiros de carne de frango cumprem integralmente todos os critérios impostos pelo Bloco Europeu para a importação do produto”.

A entidade indicou que o Brasil embarca mais de 250 mil toneladas por ano à União Europeia e disse que “o volume total exportado atualmente pelo Brasil representa menos de 3% do consumo europeu”.

Nas redes sociais, a população francesa achou cômico o assunto ter sido levantado no debate presidencial, transformando o frango brasileiro em meme.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s