França realiza segundo turno presidencial com Macron como favorito contra Le Pen

Os franceses vão às urnas neste domingo (24) para uma reedição do segundo turno de 2017: o centrista Emmanuel Macron é favorito e, segundo as pesquisas, deve assegurar um segundo mandato frente à representante da extrema direita Marine Le Pen.

Cinco anos depois, porém, a França não é o mesmo país.

Protestos sociais marcaram a primeira metade do governo Macron, uma pandemia global confinou milhões de pessoas em suas casas, e a ofensiva russa na Ucrânia abalou fortemente o continente europeu.

A guerra em curso na Europa Oriental permeou a campanha, embora “o poder de compra tenha sido a preocupação número um”, disse Mathieu Gallard, do Ipsos France, à rádio France Bleu, para quem há “uma forte desilusão” da população, o que se reflete na corrida eleitoral.

Em 2017, Emmanuel Macron venceu o segundo turno das eleições na França com 66% dos votos. Naquele ano, Marine Le Pen, reconheceu a derrota pouco depois da divulgação das pesquisas de boca de urna.

As pesquisas desta sexta-feira (22), último dia que a lei permite divulgação, apontavam que Macron deve ser novamente vitorioso, mas por uma margem menor. Veja abaixo algumas projeções:

Instituto Elabe:

Emmanuel Macron (Em Marcha): 55,5%
Marine Le Pen (Reunião Nacional): 44,5%

Ifop-Fiducial:

Emmanuel Macron (Em Marcha): 55%
Marine Le Pen (Reunião Nacional): 45%

Ipsos:

Emmanuel Macron (Em Marcha): 57%
Marine Le Pen (Reunião Nacional): 43%

A vitória de Macron, porém, não deve ser tratada como uma certeza: nas últimas eleições, em 2017, as pesquisas erraram os resultados em nove pontos percentuais.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s