‘Bebo mais de 5 litros de água por dia’: como os indianos têm enfrentado sua maior onda de calor em mais de meio século

Uma onda de calor sem precedentes afeta a Índia e o Paquistão, causando cortes de eletricidade e escassez de água para milhões de pessoas. Em algumas regiões os termômetros se aproximam dos 50 °C.

Há semanas a região vem enfrentando temperaturas cada vez mais elevadas. Em março, os termômetros em Nova Delhi registraram 40,1 °C, nível que não era visto nesta época do ano desde 1946. Na quinta-feira (28), a capital indiana enfrentava 46 graus, tornando cada vez mais difícil a vida dos moradores, principalmente para aqueles que têm que trabalhar ao ar livre.

“Eu bebo mais de 5 litros de água por dia. É a única coisa que posso fazer”, conta Mohammed, um operário de 50 anos que transportava, sob um sol escaldante no meio do dia, enormes peças de metal sobre os ombros. “Eu tenho que trabalhar para viver”, resume, lembrando que mora no próprio canteiro de obras. “Eu durmo aqui. Pelo menos temos um ventilador”, tenta se consolar.

Mohammed trabalha em um dos bairros mais sofisticados da capital, que assiste a uma aceleração no setor da construção civil. Mas as obras já começaram a sofrer o impacto das altas temperaturas.

“Nos últimos dias alguns operários foram embora, pois sofriam muito com o calor”, conta o mestre de obras Mohammad Yasin. “Os que ficaram têm que parar muitas vezes no dia para descansar, o que atrasa a construção”, comenta.

A onda de calor acontece em pleno ramadã, o jejum tradicional dos muçulmanos, que termina neste fim de semana. Os que respeitam a prática ficam sem comer do nascer ao pôr do sol, o que torna as condições de trabalho ainda mais difíceis. O islã é seguido por mais de 200 milhões de pessoas na Índia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s