Senado convida McDonald’s e Burger King para esclarecer polêmica do McPicanha e Whopper Costela

A Comissão de Transparência do Senado aprovou, nesta terça-feira (3), o convite a representantes do McDonald’s e do Burger King para prestar esclarecimentos sobre a publicidade enganosa em relação aos sanduíches Mc Picanha e Whopper Costela.

Apesar do nome, os dois sanduíches foram retirados do cardápio das redes de fast food por não conter os tipos de corte de carne que os batizam e como indicavam peças de publicidade.

Os representantes das empresas serão convidados para uma audiência pública marcada para o próximo dia 12. Também foram chamados representantes do Procon, do Conar, da Anvisa e do Coma com os Olhos, perfil do Instagram que denunciou os casos.

“Queremos esclarecer esse assunto para que o consumidor saiba o que ele está pagando e para que as empresas dos tais sanduíches ‘fakes’ possam se pronunciar” explicou o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), autor do requerimento. 

Por ser apenas um convite, os representantes das empresas não são obrigados a comparecer à audiência pública. Nelsinho Trad justificou o requerimento a outros senadores dizendo que, por ser do Mato Grosso do Sul, entende de carne e não aceitaria a propaganda enganosa.

“Eu não imaginava que picanha tinha um cheiro, a costela outro. Estamos em um momento da sociedade brasileira em que essa palavra fake está colocada em várias questões que nos surpreendem a cada dia. Agora, sanduíche fake? É pra acabar! Precisamos colocar em pratos limpos” disse.

O McPicanha foi retirado do cardápio primeiro, depois que o Ministério da Justiça notificou a empresa e pediu esclarecimentos sobre se o sanduíche é de fato feito com picanha.

Em nota, na semana passada, o McDonald’s admitiu que, na sua nova linha de sanduíches chamada McPicanha, não há picanha na composição do hambúrguer. E sim, segundo a rede, “molho com aroma natural de picanha”. A falta da carne que dá nome ao sanduíche foi alvo de indignação de consumidores nas redes sociais.

A rede de fast-food informa que, na linha recém-lançada, os “Novos McPicanha” têm sabor mais acentuado de churrasco e o “exclusivo molho sabor picanha”.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s